Foi excluído pelo Google e pelo Facebook por ser falso

Já dizia o meu avô e o seu também: "nem tudo o que parece é, nem tudo o que reluz é ouro" Pensando nisso o Facebook e o Google deram as mãos, quero dizer, os links, como raríssimas vezes o fazem, e cada um a sua maneira tomaram medidas para mostrar o que de fato é ouro no mundo das notícias

O que você precisa saber? 

A visão da Google

Par de olhos com a côrnea pintada com as cores da Google
A visão das notícias pela Google
Fonte: Pixabay.com

Entre os meses de Novembro e Dezembro desse ano que se findou, 2016 se o amigo leitor estiver a ler de 2018 pra riba, o Google encontrou 550 sites que
tentavam ludibriar os utilizadores fazendo-se passar por sites de notícias, mas que tinham por detrás única e exclusivamente a intenção de faturar com as propagandas AdSense. Destes 200 foram eliminados para sempre da plataforma. Mas muito cuidado, isso não quer dizer que eles deixaram de existir!

Como pode ser visto na fonte no final desse artigo, o Google detectou em meio a tanta aldrabice anúncios que se fazem passar por notícias. “É o crescimento dos anúncios mascarados de tablóides... Estes anúncios aproveitam tópicos actuais – uma eleição, debates políticos, tópicos de maior destaque, histórias sobre celebridades – e transformam-se para parecerem as manchetes de um site noticioso."

Leia também: Funcionário demitido por dar Like em publicação no Facebook

Só em Novembro e Dezembro a Google eliminou 200 sites, em todo o ano foram mais de 1300 contas do AdSense porque estas criavam anúncios disfarçados de noticias.

A visão do Facebook


Par de olhos com a côrnea pintada com as cores do Facebook
A visão das notícias pelo Facebook
Fonte: Pixabay.com


Já o nosso amigo o Facebook fez uma reviravolta nas suas políticas e algoritmos para tentar perceber o que se esta a passar e como para de deitar m€rd4 para os utilizadores.
Como pode ser lido na segunda fonte desse artigo o Facebook adotou uma estrita colaboração com equipas de verificação de fatos, autênticos detetives que irão confirmar se o que parece de fato é e para além disso eles irão colocar avisos em artigos duvidosos. O que antes era feito apenas se baseando em publicações individuais de acordo com a sua interação com os demais utilizadores passou agora a contar com a análise do contexto. Cada tópico em destaque passa a incluir um link para um artigo de uma emissora de notícias credível, verificado, ou para outra fonte de informação credível. Esta emissora sim, é selecionada com base na popularidade dos utilizadores. Ao fim ao cabo, pode ir dar tudo ao mesmo, mas enfim.

Fonte do Google: How we fought bad ads, sites and scammers in 2016
Fonte do Facebook: Continuing our updates to trending

Comentários

Mensagens populares