Funcionário demitido por dar Like em publicação no Facebook

Imagina você sendo demitido por um like que deu na publicação de um amigo!

Seu amigo trabalhava na mesma empresa que você, entretanto ele saiu da empresa, fez um comentário crítico sobre a empresa no Facebook e você simplesmente deu um like no comentário, meio que querendo dizer: "Eu vi a sua publicação tá!" E então você é chamada no R.H. e recebe a notícia de uma demissão por justa causa: “A justa causa decorre do fato de que na rede social Facebook você compactuou com as publicações gravemente ofensivas à honra, integridade e moral da empresa BM Motos, de seus funcionários e da sócia, Dra. Daniela Magalhães, as quais foram inseridas pelo ex-funcionário Felipe Constantino”

Deslike no Facebook - como pensamos que poderia ser
Fonte: Pixabay.com
Isso aconteceu na cidade de Campinas, em São Paulo no Brasil.

O funcionário entrou com uma ação contra a empresa mas o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas entendeu que o funcionário estava errado.

 “A liberdade de expressão não permite ao empregado travar conversas públicas em rede social ofendendo a sócia proprietária da empresa, o que
prejudicou de forma definitiva a continuidade de seu pacto laboral, mormente quando se constata que seu contrato de trabalho perdurado por pouco mais de 4 meses” - Declaração de Patrícia Glugovskis Penna Martins, juiza relatora.

E se não bastasse o funcionário foi condenado a pagar uma multa R$ 17 mil por "litigância de má fé", quando se tenta atrapalhar o andamento do processo, porem a juiza, vendo que ele já estava enrolado por demais e desempregado, retirou-lhe essa pena. 

O que você precisa saber? 

Como você pode ver NESSA PUBLICAÇÃO as redes sociais possuem um peso enorme na justiça e podem ser usadas ao seu favor ou contra você. - Só depende da sua atitude online!

Entretanto, se o caso acontecesse hoje o advogado de defesa poderia alegar que o funcionário quis apenas dizer para o amigo que viu a publicação e por isso deu like. Claro que o funcionário não poderia fazer os comentários que fez. Desde Agosto de 2016 que o Facebook disponibiliza novas emoções para que o utilizador possa interagir melhor.

Leia também: Tentativa de Phishing no Gmail

Como eu vejo? 

Eu acredito que o Like, e apenas o like, funciona como um "View" no Facebook enquanto que as demais "carinhas" já dizem por si o que elas significam. Então se eu der um Like na sua publicação eu só quero dizer que a vi. Espero que isso sirva de prova a meu favor em algum caso 😋 Ou melhor, que eu nunca precise dessa prova!
Botões de Sentimentos do Facebook
Fonte: Facebook.com  
E você, concorda com a decisão do tribunal em dar ganho de causa para a empresa? Ou entende que o Like não é uma aprovação à publicação?

Fonte: G1

Comentários

Mensagens populares