Exocortex: o futuro da gestão da informação cerebral.

Esta publicação pretende inaugurar uma nova fase neste blog, onde a gestão da informação e do conhecimento pessoal, e as tecnologias que podem suportar tal gestão, serão abordadas de uma forma simples. 

Comecemos pelo Exocórtex...

Exocórtex é uma tecnologia hipotética
Exocórtex é uma tecnologia hipotética,
mas com possibilidades são cada vez mais reais.

Exocórtex é uma tecnologia hipotética que possibilita uma conexão do cérebro humano a um implante, ou a um ambiente computacional através de um dispositivo vestível (wearable), utilizando de uma interface cérebro-computador bidirecional, a fim de aumentar os poderes cognitivos do cérebro humano como a percepção, o armazenamento, a recuperação e o processamento. Espera-se que o Exocortex faça parte da nossa vida cotidiana em meados da década de 30 deste século XXI. 

A tecnologia do Exocórtex é suportada

por tecnologias paralelas, como as que permitem a leitura do cérebro, o envio de conhecimento para o cérebro a partir do exterior, a interface cérebro-computador, a interface cérebro-cérebro, tecnologias as quais estão agora mesmo passando por aplicações de protótipo. 

Em "Exocórtex as a Learning Technology" (Exocórtex como tecnologia de aprendizagem) escrito por Mehmet Emin Mutlu da Universidade Anadolu (Turquia) e publicado recentemente, podemos ler sobre o potencial da tecnologia por detrás do Exocortex na sua utilização para processos de aprendizagem (“gestão de experiências de aprendizagem”). O autor comenta sobre as oportunidades que essa tecnologia oferece, principalmente para a aprendizagem ao longo da vida. Por fim, Mehmet faz previsões para os projetos de pesquisa científica que podem ser realizados para esse fim. 

Leia uma parte traduzida:

"Exocortex é uma tecnologia hipotética que deve fazer parte da vida cotidiana na década de 2030 e pode se conectar com uma interface cérebro-computador a um implante cerebral ou a um ambiente computacional através de um dispositivo vestível, a fim de aumentar o processos cognitivos biológicos de alto nível do cérebro humano e auxiliar nas decisões e ações do utilizador.

Nas décadas de 1950 e 1960, as primeiras pesquisas teóricas destinadas a aumentar a inteligência humana com o apoio da tecnologia revelaram esse desafio pela primeira vez. Desde a década de 1980, os escritores de ficção científica começaram a vislumbrar tecnologias que fornecem uma conexão direta entre o cérebro humano e o ciberespaço.

A humanidade iniciou a sua busca por suporte externo para aumentar o poder de armazenamento, de memória e de processamento do cérebro com a invenção da escrita, e os smartphones, hoje indispensáveis ​​para nossas informações do dia a dia, são vistos como um tecnologia pré-exocórtex.

A tecnologia do exocórtex é suportada por tecnologias paralelas, como leitura do cérebro, envio de conhecimento do exterior para o cérebro, comunicação cérebro-computador, comunicação cérebro-cérebro, tecnologias essas que agora estão passando por aplicações de protótipo.

Embora o exocórtex seja um tópico vital para o “aprendizado”, há um número limitado de estudos existentes na literatura. Neste estudo, ao discutir o potencial da tecnologia de exocórtex em sua utilização para processos de aprendizagem, como resultado do manuseio com a abordagem de “gestão de experiências de aprendizagem”, as oportunidades que ela oferece especificamente para o aprendizado ao longo da vida são examinadas.

  • De acordo com Dambrot (2016), conceituação, design e especificações em uma pesquisa de exocórtex incluem um conjunto de técnicas de estudos futuros propostas por Kosow e Gaßner (2008) para prever, avaliar e descartar futuros possíveis, prováveis ​​e preferidos:
  • Backcasting: Antecipar o cenário futuro e definir as medidas necessárias para atingir ou prevenir este cenário.
  • Delphi modificado: Reveja publicações e declarações de especialistas que examinam a probabilidade de um determinado cenário, seu impacto potencial e prazo, e o impacto provável de tendências e outras variáveis.
  • Scanning: Identificar tendências emergentes investigando artigos de pesquisa, mídia, literatura e outras fontes.
  • Cenário: Gerencia a incerteza atual enquadrando percepções sobre ambientes futuros alternativos que podem afetar as decisões existentes.
  • Previsão Tecnológica: Projetar o que as tecnologias futuras podem fazer.
  • Previsão tecnológica: identificar tecnologias emergentes e convergentes que podem gerar os maiores benefícios socioeconômicos ao antecipar cenários futuros de ciência e tecnologia.
  • Análise e extrapolação de tendências: determine uma mudança contínua com base em dados históricos e observações.
  • Visão: Tornar suas imagens futuras reais e atraentes o suficiente para permitir que funcionem como alvos."

Comentários

Mensagens populares