Curiosidades sobre o RGPD

Se você não se interesse pela Proteção dos seus Dados Pessoais ou se não está nem ai para o modo como a Reforma 2018 das Regras de Proteção de Dados da UE afetam a sua vida, passe para outra postagem clicando AQUI

Entretanto se você está um pouco confuso com tudo isso e preocupado em saber mais sobre estas mudanças, este artigo foi escrito para si.

Você saiba que algoritmos podem decidir
sobre a sua vida?




Neste artigo irei tratar aqui exclusivamente sobre CURIOSIDADES referentes ao Artigos 21.º e 22.º e considerações 71 e 72 do RGPD, bem como do grupo do Artigo 29.º para a Proteção de Dados, Orientações sobre decisões individuais automatizadas e definição de perfis para efeitos do Regulamento (UE) 2016/679 (WP 251)

Leia mais sobre ALERTAS DE SEGURANÇA

Parece complicado né, mas não é!

Decisões individuais automatizadas, incluindo a definição de perfis

Que diachos é isso de decisões individuais automatizadas e definição de perfis?

Tu tá de boa na lagoa, decide baixar um novo app, ou se candidatar para um sorteio, ou uma vaga de trabalho e é "obrigado" a inserir características como a sua idade, sexo, medidas corporais.... Se "alguém" usa isso para o classificar dentro de uma categoria a fim de fazer previsões sobre si, independente de tomar ou não alguma decisão, com base nestas informações, esse alguém estará definindo um perfil para você, ou em outras palavras, lhe inserindo em um perfil.

Entretanto podemos trocar esse "alguém" por um computador, ou um sistema de algoritmos, dessa forma o que tempos são decisões individuais exclusivamente automatizadas as quais podem ser efetuadas mesmo sem a definição de perfis.

Se tá entendendo? Existem, e já não é de hoje, "robos" que analisam as suas informações para decidir coisas sobre você e para você.

Leia mais sobre PRIVACIDADE

Mas e dai o que pode acontecer?

Esse tipo de "tratamento" pode influenciar as suas circunstâncias, os seus comportamentos e mesmo as suas escolhas. Qualquer semelhança com séries da Netflix é mera realidade.
Quer saber o quão estranho isso pode ser:

  • Pode lhe possibilitar ou proibir o acesso a algum produto ou serviço
  • Ser ou não convidado para um festa
  • Ter ou não facilidades em adquirir um seguro
  • Poder ou não contratar um empréstimo
  • Ter taxas maiores ou menores de juros em aquisições
  • Ser ou não barrado na imigração
  • Ver ou não determinada propaganda
  • Dar ou não match em app de encontros

Entretanto você pode escolher se quer ou não ser sujeito a esses tipos de decisões - se estas produzirem os chamados efeitos jurídicos ou se o afetam significativamente de maneira similar. Porem você não pode fazer nada se a legislação em vigor permitir o uso desse tipo de tratamento, por exemplo, o Ministério da Saúde tem o direito de usar deste tipo de tratamento para investigar assuntos sensíveis a saúde pública.

Dá próxima vez que se deparar com os pedidos de autorizações, tenha em atenção que podem estar a jogar dados com a sua vida.

Ficou com alguma dúvida sobre o Regulamento Geral da Proteção de Dados?
Entre em CONTATO para que passa ser orientado(a)  sobre o assunto.

E se você morresse amanhã. O que seria feito com os seus dados virtuais?

Siga o Blogger como indicado na imagem abaixo e assine a nossa RSS

Siga o Blogger

#serviçosdeinteligência

#alertasdesegurança #app #browser #navegador #celular #cloudflare #contasvirtuais #contasonline  #google #googletradutor #googletranslate #gps #hacker #invasãodesistemas #invasionofsystems #informaionservice #informaçãovirtual #informaçãoonline #localização #privacidade #serviçosdeinteligência #sistemasdeinformação #securitysystems #segurançadesistemas #smartphone #telemóvel #websecurity

Comentários

Mensagens populares