Enganado por erro ortografico no e-mail

Há inúmeras tentativas de fraudes envolvendo o Gmail. Entretanto que essas tentativas através de e-mail/correio electrónico  não se limitam apenas ao Gmail, mas sim à grande maioria dos sistemas de correio electrónico.
Imagem mostra o arroba do e-mail com a palavra "hackeado" sobre escrita
Erro ortográfico no e-mail pode lhe burlar
Leia sobre: Como apagar todos os seus dados da Web?

Muitas pessoas ainda são fisgadas por um golpe ortográfico. Sim, você leu bem, ORTOGRÁFICO!

O que você precisa saber?

Um golpe ortográfico é a tentativa/prática de burla através de "erros" ortográficos.

Como ele é feito?

Você gostará de: Ok Google você está me espionando?

Resumidamente: Pode ser feito trocando uma letra por outra no endereço de e-mail, acrescentando um carácter ou subtraindo um carácter. Há outras maneiras.

A cerca de um ano uma conta de e-mail aparentemente da blockchain.com enviou mensagens para inúmeros utilizadores com uma grande promoção envolvendo seus serviços de bitcoins (moedas virtuais). Vários foram os utilizadores enganados com esse golpe só porque não perceberam um pequeno "erro" ortográfico.

O e-mail foi enviado de "blockchain@blockchain.lnfo". Aparentemente um domínio seguro e pertencente realmente à blockchain.com. Mas o verdadeiro e-mail seria: "blockchain@blockchain.info".

Entendeu a diferença? A maioria não percebe e na correria do dia a dia é muito fácil ser fisgados por e-mails que trocam a letra "i" pela letra "l" - escrevendo em maiúsculas: que trocam a letra "I" pela "L".

Irei reescrever o e-mail acima usando letras maiúsculas para que você entenda melhor:
BLOCKCHAIN@BLOCKCHAIN.LNFO (Falso)
BLOCKCHAIN@BLOCKCHAIN.INFO (Verdadeiro)

Percebeu agora a diferença?

Se você joga no smartphone: Perigo nos Jogos no Smartphone

Um e-mail que tenha a letra "i" pode facilmente ser "replicado" por um com a letra "l" sem dar muito nas vistas. Ainda mais se a letra for no início do pré-fixo ou do domínio.

Como exemplo temos:
Falso: lnfoescola@globo.com; Verdadeiro: infoescola@globo.com
Falso: superinteressante@lnfo.com; Verdadeiro: superinteressante@info.com

Outros sinais também podem ser inseridos para replicar um e-mail, estes sinais podem ser um traço baixo "_" um hifen "-" ou mesmo um ".". Excepto no caso do Gmail que não diferencia pontos. Leia sobre isso AQUI

Leia mais sobre PRIVACIDADE

Caso você desconfie de algo errado com algum endereço de e-mail ou se você foi alvo desse tipo de ataque, entre em CONTATO para que passa receber auxílio.

E se você morresse amanhã. O que seria feito com os seus dados virtuais?

Siga o Blogger como indicado na imagem abaixo e assine a nossa RSS

Siga o Blogger

#serviçosdeinteligência

#alertasdesegurança #app #browser #navegador #celular #cloudflare #contasvirtuais #contasonline  #google #googletradutor #googletranslate #gps #hacker #invasãodesistemas #invasionofsystems #informaionservice #informaçãovirtual #informaçãoonline #localização #privacidade #serviçosdeinteligência #sistemasdeinformação #securitysystems #segurançadesistemas #smartphone #telemóvel #websecurity

Comentários

Mensagens populares