Ok Google você está me espionando?

Utilizamos cada vez mais dos recursos de comandos de voz que os novos sistemas operacionais nos possibilitam, seja para perguntar ao smartphone como está o tempo hoje, pedir para que as persianas se abram pela metade, comandar a smart tv na troca de canais, ou ordenar o smartwacht que inicie o cronometro. Porem se eles podem reconhecer o nosso comando de voz a iniciar uma atividade, será que eles também nos podem ouvir e enviar nossa conversa para terceiros?

Sim, podem e já a muito tempo!

Os comandos por voz podem estar a te espionar

O que você precisa saber?


A cerca de 2 anos foi tornado "público" pelo The Daily Beast a politica de privacidade da Samsung em relação às suas smart tvs: "Por favor, esteja ciente de que, se suas palavras faladas incluem informações pessoais ou outras informações confidenciais, essas informações estarão entre os dados capturados e transmitidos a terceiros"

E quem são estes terceiros?

Pode ser muita gente, pode ser até mesmo o seu vizinho que trabalha em uma empresa a qual presta serviços para a Samsung e que possui a autorização para administrar os servidores para onde vão os comandos de voz dos utilizadores.

A questão aqui é que você pode estar sendo ouvido nesse exato momento não só pelo seu televisor, como pelo seu smartwatch, smartband, smartphone, smart home, e todos os outros smarts que você possui. Se antes uma empresa especializada em espionagem tinha que "invadir" a sua casa para instalar uma escuta agora basta contratar um hacker que perceba das linhas de código dos equipamentos que você usa para conseguir ouvir você. Por vezes nem é preciso tanto

Hackers ensinam a invadir o telefone de Trump

Como se proteger?

Se conhecem a história do Snowden, aquele analista que se voltou conta a sua empresa, a CIA e revelou informações sobre os programas de "escutas" norte americano, sabe que quando os reportes o visitavam no quarto de um hotel em Hong Kong, eram obrigados a deixarem os seus telefones mobiles dentro de um micro-ondas com bloqueio de ondas de rádio, outros dentro do frigorífico que funcionaria mais ou menos como uma gaiola de faraday.

Não vamos andar por ai procurando geladeiras ou micro-ondas para esconder nossos gadgets, nossa smart tv não cabe dentro do nosso frigorífico, tão pouco do micro-ondas. Porem, como eu já disse no SÁBADO, podemos sempre verificar se há funções (permissões) a mais do que de fato precisamos de utilizar nos nossos equipamentos.

Quantas apps estão eternamente iniciadas no seu Facebook?

Rever a lista de medidas a tomar desse ARTIGO pode ser útil e alem disso:

  • Opte por capinhas que tampem as câmaras traseiras e frontais dos equipamentos quando as mesmas não estiverem a ser utilizadas.
  • Desligue o cuidado de desligar o equipamento quando for para falar de assuntos sensíveis. 
  • Não mantenha o seu smartphone ou outro gadget que consiga "ler" a sua voz, dentro do quarto.
  • Elimine o smart home do quarto, e a smart tv também.
  • Opte por equipamentos semianalógicos para o seu despertar e para assistir tv. 

Mas é muito para se pedir em um mundo cada vez mais dependentes desses equipamentos.
Entretanto a escolha é sua! Ou opte pela sua segurança ou pelo seu conforto. Também é possível optar pelos dois, mas isso já requer muito conhecimento, ou algum investimento. Talvez uma mistura dos dois.

Siga o Blogger como indicado na imagem abaixo e assine a nossa RSS

Siga o Blogger
#serviçosdeinteligência


Comentários

Mensagens populares