Diga sim em um telefonema e seja burlado
"Bem vindo a... sua chamada será gravada para efeitos e provas de transacções comerciais..."
Essa é a mensagem típica que geralmente escutamos quando estamos a ligar para alguma operadora de telefone ou cartões. No final ainda dizem que se não concordarmos com a gravação devemos desligar e procurar um outro tipo de atendimento; pessoalmente por exemplo.
Nessa chamada aceitar algum contracto dizendo "SIM" possui o mesmo valor de sua assinatura em papel.
Mas e se você não comprou nada, ou não aceitou nenhum acordo por telefone e de repente se depara com faturas ou com cobranças no seu cartão de crédito das quais você nunca tinha ouvido falar e que partiram de uma aceitação sua de um contracto assinado com o SIM por telefone?.
Isso é possível?
Sim e isso é o que tem dado muita dor de cabeça para os moradores e autoridades de Virgínia na Pensilvânia, EUA e muito provavelmente não tardará para chegar nos países de língua portuguesa.
Leia também: Hackers são capazes de ligar a câmara do seu equipamento
O que você precisa saber?
Qualquer pessoa mal intencionada pode ligar para você e com uma simples pergunta: "Você pode me ouvir?" obter uma resposta "sim" da sua parte; gravar esse resposta e usar em acordos com companhias de telefone ou de cartão para fazer contractos no seu nome.
Quando os criminosos chegam a esse ponto eles já possuem uma série de informações ao seu respeito. Muitas vezes esses dados vão parar nas mãos dos criminosos através daqueles cupons que preenchemos nas superfícies comerciais ou no ato de preenchermos alguma ficha para cartões de desconto. Os dados bancários geralmente provêm de roubos de informação ou de funcionários de agência de banco metidos em esquemas ilegais.
Por isso, com todos esses dados é fácil se fazer passar por ti e a única coisa que têm de fazer é reproduzir o seu "sim" quando lhe for perguntado se aceita tal contracto.
O que fazer?
O primeiro passo é ter sempre em atenção os seus movimentos de cartão e conta, assim conseguirá perceber se houver algo de errado.
Tenha em atenção aos formulários que preenche com os seus dados pessoais.
Caso receba alguma camada suspeita, tenha em mente o que está a dizer, isso porque as perguntas podem ser muitas como mostrou o CBS News: "você pode me ouvir?" "você é o responsável pela casa?"; "Você é quem paga as contas de telefone de casa?". A melhor resposta para esse tipo de pergunta é: "Quem é você, e por que você quer saber?"
Cuidado! Muitas vezes os criminosos se fazem passar por agentes de autoridade como Policiais, agentes da Segurança Social, Finanças, etc, para tentar intimidar e obter uma resposta "sim". Desligue o telefone! Enquanto mais você fala, mais você se lasca, porque é provável que você diga algo que lhes permita fazer de você uma vítima.
#serviçosdeinteligência
Fonte: CBS News
Essa é a mensagem típica que geralmente escutamos quando estamos a ligar para alguma operadora de telefone ou cartões. No final ainda dizem que se não concordarmos com a gravação devemos desligar e procurar um outro tipo de atendimento; pessoalmente por exemplo.
Nessa chamada aceitar algum contracto dizendo "SIM" possui o mesmo valor de sua assinatura em papel.
Mas e se você não comprou nada, ou não aceitou nenhum acordo por telefone e de repente se depara com faturas ou com cobranças no seu cartão de crédito das quais você nunca tinha ouvido falar e que partiram de uma aceitação sua de um contracto assinado com o SIM por telefone?.
Basta um "sim" para seres a próxima vítima! Fonte: Pixabay.com |
Sim e isso é o que tem dado muita dor de cabeça para os moradores e autoridades de Virgínia na Pensilvânia, EUA e muito provavelmente não tardará para chegar nos países de língua portuguesa.
Leia também: Hackers são capazes de ligar a câmara do seu equipamento
O que você precisa saber?
Qualquer pessoa mal intencionada pode ligar para você e com uma simples pergunta: "Você pode me ouvir?" obter uma resposta "sim" da sua parte; gravar esse resposta e usar em acordos com companhias de telefone ou de cartão para fazer contractos no seu nome.
Quando os criminosos chegam a esse ponto eles já possuem uma série de informações ao seu respeito. Muitas vezes esses dados vão parar nas mãos dos criminosos através daqueles cupons que preenchemos nas superfícies comerciais ou no ato de preenchermos alguma ficha para cartões de desconto. Os dados bancários geralmente provêm de roubos de informação ou de funcionários de agência de banco metidos em esquemas ilegais.
Por isso, com todos esses dados é fácil se fazer passar por ti e a única coisa que têm de fazer é reproduzir o seu "sim" quando lhe for perguntado se aceita tal contracto.
O que fazer?
O primeiro passo é ter sempre em atenção os seus movimentos de cartão e conta, assim conseguirá perceber se houver algo de errado.
Tenha em atenção aos formulários que preenche com os seus dados pessoais.
Caso receba alguma camada suspeita, tenha em mente o que está a dizer, isso porque as perguntas podem ser muitas como mostrou o CBS News: "você pode me ouvir?" "você é o responsável pela casa?"; "Você é quem paga as contas de telefone de casa?". A melhor resposta para esse tipo de pergunta é: "Quem é você, e por que você quer saber?"
Cuidado! Muitas vezes os criminosos se fazem passar por agentes de autoridade como Policiais, agentes da Segurança Social, Finanças, etc, para tentar intimidar e obter uma resposta "sim". Desligue o telefone! Enquanto mais você fala, mais você se lasca, porque é provável que você diga algo que lhes permita fazer de você uma vítima.
#serviçosdeinteligência
Fonte: CBS News
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