Mozilla e Chromes alertam sobre conexões inseguras

Antes de tudo eu gostaria de dizer que no dia 19 de Janeiro eu alertei aqui sobre o Golpe no Gmail, baseado no artigo do conceituado Wordfence.com mas que só recentemente o noticiário nacional está a tornar público.

Eu acredito que raramente você olha para o inicio da url (http://www...) de um site, muitas vezes ela nem aparece. Provavelmente agora, se você estiver a ler esse artigo de um computador, você olhou para ela. Quando a url aparece, ela muitas vezes possui um símbolo como esse: 🛈, e se você clicar lá verá a informação a dizer que esse site não é seguro e que não deve introduzir informação confidencial como o número do seu cartão ou senha.

O navegador da Google o Chromes e o Firefox da Moozilla, mostra informações quando clicamos no 🛈 a dizer que a ligação
não é segura e orientando com os passos que não devem ser tomados
O que você precisa saber?



Isso acontece porque esse site, na verdade um blog, teve a sua estrutura original, a qual foi fornecida pela Google, modificada para fornecer uma melhor experiência de visualização para você leitor; e como esse blog vários outros blogs e sites modificaram o seu código fonte para melhor atender a necessidade do leitor.

Antes da modificação o que se podia ver na url era "https://"... Repara nesse "https" e no que eu mencionei mais acima "http"; falta um "s" no de cima, que é o desse blog. Esse "s" significa que a ligação é segura e que os seus dados, estão seguros, mas atenção OS DADOS QUE VOCÊ INTRODUZIR NO SITE estarão seguros, entretanto nesse blog você NÃO TERÁ QUE INTRODUZIR NADA, nenhuma informação, logo não tem a necessidade de estarmos com a preocupação de manter uma experiência fraca em prol de uma segurança desnecessária, ou você quando vai a uma biblioteca ler um livro fica com medo do livro descobrir o que se passa na tua cabeça ou qual foi o livro anterior que você leu? É a mesma coisa.

Leia também  
Hackers são capazes de ligar a câmara do seu equipamento
Foi excluído pelo Google e pelo Facebook por ser falso
Biometria ajuda criminosos a invadir a sua casa

Cuidado 

Porem, há sites maliciosos que mudam a sua estrutura para enganar e furtar informações dos utilizadores. Contra essas páginas há uma guerra que começou com a Mozilla.

No lançmaneto do seu mais novo navegador, o Firefox 51, existe um aviso que alerta o utilizador quando o mesmo é convidado inserir os seus dados em uma ligação insegura "http", ou invés de "https"

O mesmo irá ocorrer no Chrome, navegador que eu utilizo e adoro, na sua próxima versão, a 56 que será liberada, tudo a correr bem, no dia 31 desse mês de Janeiro,

Para você entender melhor

O HTTP usa uma conexão aberta, não criptografada, logo não segura, e pode por isso ser interceptada por qualquer um que esteja monitorando o tráfego entre você e a página. Por isso, não se deve introduzir informações de login ou cartão de crédito através dessa conexão, como também é o caso das ligações VPN, das quais eu falei ONTEM.

Quando a ligação é segura, podemos ver a palavra "Seguro" no início da url
no caso do Chromes e um cadeado verde no caso do Firefox"
Sobre os avisos

No Mozilla Firefox irá aparecer um ícone de um cadeado com um risco vermelho na parte inicial da url, odne hoje só aparece o 🛈. Tanto após a atualização como antes da mesma, se você clicar no 🛈 vai poder ler informações sobre a segurança da página

Desenho de parte do navegador com a parte da informação de navegação não segura aberta.
Navegação não segura do Mozilla Firefox
Fonte: Arstechnica.com 
Já no Chrome, haverá alem do 🛈, a informação “Not secure”. Você poderá clicar tal como no Mozilla.

Curiosidade

O Internet Explorer Edge, o mais moderno da Microsoft não mostra qualquer sina aparente quando a ligação não é segura

O navegador da Microsoft, o Edge não mostra qualquer informação aparente
sobre a segurança da ligação. 

Fonte: Ars Technica

Comentários

Mensagens populares