hackers usam ransomware para trancar hospedes dentro dos quartos

Você acaba de acordar em um hotel 4 estrelas nos Alpes austríacos e quando tenta abrir a porta do quarto com o seu cartão a porta simplesmente não abre. Liga para a recepção e descobre que o mesmo esta a se passar com outros quartos no hotel, ninguém entra, ninguém sai.

É possível? Sim, com a utilização de um software malicioso um hacker consegue invadir o sistema de um hotel e bloquear todas as fechaduras electrónicas.
Hackers usam software para trancar hospedes dentro dos quartos
Fonte: Pixabay.com
Já aconteceu? Sim e várias vezes com um mesmo hotel

Como isso é possível?



Ransomware, do inglês ransom (resgate) é um software que encripta o sistema e pode até tomar o controle do mesmo pedindo depois um valor (resgate) para libertá-lo. Foi o que aconteceu com o Romantik Seehotel Jägerwirt, hotel mencionado no inicio do post. Esse evento foi tornado público pelo próprio hotel que já está cansado de sofrer esse tipo de ataque e ter que desembolsar milhares de Euros em Bitcoins para recuperar o controle do sistema.

Veja também: Hackers são capazes de ligar a câmara do seu equipamento

Os hackers conseguiram chegar até o sistema que gere as chaves. Travaram as portas, cifraram os ficheiros e impediu que os funcionários reprogramassem os cartões para aceder às portas.

O hotel teve de desligar todo o sistema informático e pagar o resgate como informou o diretor do hotel, Christoph Brandstaetter, "A casa estava cheia com 180 clientes e não tivemos outra escolha. Nem a polícia nem o seguro nos conseguia ajudar neste caso." disse ainda que "o restauro do nosso sistema, após o primeiro ataque no verão passado, custou-nos vários milhares de euros. Nós não recebemos qualquer valor do nosso seguro porque não foi encontrado nenhum culpado.

Mas o certo é que os hackers, após liberarem o sistema, deixam sempre uma porta, chamada de backdoor, para atacar novamente.

O que o hotel está a pensar em fazer agora é um downgrade e voltar com as velhas chaves de quando o hotel foi aberto em 1906.

O que fazer?

Backup, nada melhor do que um backup para se prevenir de um possível ataque ransomware. Muitas vezes nem um antivírus irá dar conta do recado porque o malware do detrás desse software pode mudar com muita frequência, impedindo que o antvírus de o reconhecer. Fazer o backup dos seus principais arquivos é a única saída de não perde-los completamente se for atacado por um ransomware. E o mais importante: NUNCA PAGUE O RESGATE. Se pagar eles irão lhe ver como uma vítima em potencial e sempre estará a mercê de novos ataques, como foi o caso do hotel. Nõ pagando e divulgando essa informação você estará ajudando a diminuir os ganhos dessas organizações desencorajando novos ataques.

Fonte: Network World

#serviçosdeinteligência

Leia também:
Tentativa de Phishing no Gmail

Comentários

Mensagens populares