Funcionário muda a senha da faculdade por vingança

Você se preocupa com a segurança dos dados da sua empresa? Possui um especialista em TI que detêm a posse de todas as senhas? Então esse post é para você!
Foto: Getty Images

Triano Willians, funcionário do departamento de tecnologia da informação do American College of Education, uma faculdade on line de Indianápolis, mudou a senha geral do Google após ser
demitido - vingança? Talvez. Essa senha no entanto dava acesso ao e-mail e a vários documentos usados em aulas. Dessa forma ele deixou a instituição sem acesso a uma de suas plataformas de comunicação e cerca de 2 mil estudantes sem material de ensino. Ah e "cobrou" cerca de US$ 200 mil para "devolver" a senha!

O que você precisa saber?

A Google, bem como a grande maioria das empresas que prestam serviços em nuvem (cloud computing) são muito rígidas quando o assunto é revelar ou modificar a senha. O provável pedido de um administrador é encarado como uma tentativa de golpe por parte dos hackers e há uma série de provas que são pedidas antes de liberarem um novo acesso.

Como se precaver?

Se você possui as suas informações na cloud e há outras pessoas que também possuem acesso à sua cloud, seja um administrador de TI, seu cônjuge ou um amigo de escola, tenha o cuidado de permanecer como um dos administradores da conta.
Você pode ainda programar o envio de um código de segurança para o seu smartphone, por exemplo. A Google possui inúmeras formas de garantir a segurança da sua conta.

Eu particularmente utilizo, em minhas contas com informação sensível, o login em duas etapas sendo a primeira a introdução da senha e a segunda uma chamada por voz encaminhada para o meu smartphone. Ainda tenho a opção de inserir chaves de segurança e faço a mudança das senhas mestres frequentemente.

Poderá ler mais sobre o caso do TI que modificou a senha da faculdade no site da INDYSTAR

#serviçosdeinteligência

Comentários

Mensagens populares