Quantas apps estão eternamente iniciadas no seu Facebook?

No último sábado eu mostrei aqui que você permite que apps te monitore sem que você saiba.

Apps podem te monitorizar sem que você saiba

Hoje eu quero te mostrar que você tem tantas apps com permissões eternamente iniciadas no seu Facebook que quando você se der conta estará a ser observado(a) por um app que seu(sua) ex criou sem que você saiba!
E tudo começa por um daqueles testes online para descobrir "quem você foi na vida passada", ou "com qual ator famoso você se parece"

Apps, uma vez permitida sempre permitida!


O que você precisa saber?

App de poupança de energia pode sequestrar o seu smartphone

Várias apps usam o login do Facebook ou de outras redes sociais como uma forma de "facilitar" a vida dos utilizadores e dessa forma você não tem que inserir nome, apelido, e-mail, telefone... toda vez que quiser se inscrever em um app ou um teste online.

Mas, porem, entretanto...

Em troca dessa facilidade você está a fornecer mais do que um simples cadastro. A app pode estar a registar e armazenar permanentemente os seus dados pessoais, suas mensagens no chat, seus likes, seus grupos, páginas, amigos e tudo o mais que está no seu Facebook e por mais que ela diga que não irá compartilhar esses seus dados com terceiros é bom sempre se precaver.

Foi excluído pelo Google e pelo Facebook por ser falso

Então hoje eu vou te mostrar como saber se você ainda permite ou não que apps que você já nem lembra que existia, ou que nem conhece, tenham acesso ao seu Facebook. Vou mostrar pelo app do Android, mas o princípio é o mesmo nos outros sistemas.

Tutorial

Abra a app do Facebook e na parte superior direita carregue sobre os três traços paralelos


Desça até Definições da Conta


A seguir desça até Apps 


Não se assuste. A primeira vez que eu cheguei até aí tinha mais de 50 apps com sessão iniciada no meu Facebook. ou seja, eu permitia que mais de 50 apps continuassem a aceder aos meus dados continuamente.

Carregando sobre "Com sessão iniciada no Facebook" você irá se deparar com três opções de permissão: as que você "Partilha com o Público", "Partilha com Amigos", ou "Partilha só com Você".


Essas permissões dizem o quão ampla será a divulgação dos seus dados - ou pelo menos deveria ser assim.

Biometria ajuda criminosos a invadir a sua casa

Você pode entretanto mudar essas permissões como bem entender abrindo cada app e carregando sobre Visibilidade da Aplicação. Lembrando que nem sempre uma app faz o que ela diz fazer.
Mais abaixo você poderá ver a Informação Partilhada, poderá marcar e desmarcar a informação que quer continuar a partilhar com a app.


E após essa parte teremos as permissões do que a app pode fazer, por exemplo "Publicar em teu nome", mas não se assuste, quando você quer publicar no seu feed de notícias o resultado de um teste por exemplo, você só consegue publicar se permitir a app que publique em seu nome, porque na verdade é ela que publica, você apenas permite a publicação - só que depois não se dá conta que ao permitir uma vez, permite para sempre.

Condenado a pagar 10000 em indemnização por mensagens no whatsApp

Por fim podemos ler os "Termos da aplicação", sua "Política de Privacidade" e escolher se queremos "Elimina-la" ou "Denuncia-la"


Se optarmos por Elimina-la podemos escolher ainda se pretendemos apenas elimina-la, mas manter os resultados dos seus testes no nosso feed de notícias, ou eliminar os resultados do teste e todos os conteúdos que ela um dia introduziu no seu Facebook.


Agora boa sorte em eliminar todas essas centenas de aplicações que você nunca imaginou que um dia poderia estarem ativas no seu Facebook!

Quer continuar a receber essas notícias e tutoriais dos Serviços de Inteligência?
Siga o Blogger como indicado na imagem abaixo e assine a nossa RSS

Siga o Blogger


#serviçosdeinteligência

Comentários

Mensagens populares