Como apagar todos os seus dados da Web?

Primeiro vamos tentar entender como encontrar os seus dados na Internet, ou melhor, como encontrar o que você poderá considerar os seus dados na Internet.

Como apagar todos os seus dados da Internet?
Siga estes em 7 passos
Para esse artigo eu irei usar a palavra CONTA para referir a qualquer lugar na Internet onde seja necessário usar dados de registro, isso inclui plataformas de correio eletrónico, plataformas de banco online, e-commerce, base de dados, redes sociais, etc.
Passo 1



Digite o seu nome todo no Google.
Use as aspas

Para começar faça um teste: digite o seu nome completo, entre aspas, no Google. Por exemplo, se o seu nome é António Augusto da Silva Pontes, coloque assim no Google: "António Augusto da Silva Pontes". Verifique o resultado. Verifique a informação que aparece em todos os separadores do Google, principalmente em Imagens. que é onde a maior parte das pessoas se assustam.

Se você, tal como o fictício António, não encontrou nada diretamente relacionado a você, muito bom! Mas isso não quer dizer quase nada. Apenas significa que o seu nome completo não está indexado no Google. Entretanto é possível que partes do seu nome estejam indexadas e associadas a você. Talvez no Facebook o António só se chame António Pontes, e talvez tenha uma conta no YouTube com o e-mail antoniosilva@gmail.com e lá o seu nome seja A.A.Pontes. Pode ser ainda que a uns 4 anos atrás o António tenha feito um cadastro no MySpace com outra parte do seu nome, entretanto ele já se esqueceu dessa conta.

Ou seja, está cada vez mais complexo encontrar os seus dados na Internet. E então o que fazer?

Passo 2

Aponte todos os seus e-mails e contatos

Comece por apontar todos e-mails que você possui, os que usa e os que não usa e os que criou para objetivos um pouco nefastos, sim, você os criou. Não se preocupe, para já, se você se lembra ou não das senhas de acesso.  

Agora pesquise todas as possíveis contas nas quais você já criou um registro. Não importa se você se lembra ou não os dados de acesso. Tente apontar todas as contas que você conheça, isso porque é possível que haja contas criadas por outras pessoas usando o seu e-mail, principalmente contas em sítios web que não enviam link de comprovação para o e-mail. 

Talvez seja interessante escrever todos os números de telefone que você já teve, desde que os começou a inserir na Internet.
Passo 3
Pesquise todos os seus e-mails
e contatos na web

O próximo passo será verificar, por uma busca no Google,  se existe algo relacionado tanto com os endereços de e-mail que já usaste, quanto com os números de telefone. Pesquise cada um usando sempre as aspas. Importante, verifique se você não está com o login efecuado no navegador, se estiver faça logout - faça isso para que os resultados não sejam influenciados pela sua conta.

Salve todos os resultados que encontrar em uma pasta no seu navegador, para que depois possa verificar a possibilidade de elimina-los. 

Após proceder a estes passos provavelmente você já terá uma visão sobre a quantidade de dados sobre você, que está disponível na web, muitos deles de forma pública.   

Relacione cada dado seu às contas online

Agora proceda à relação entre e-mails e telefone com todas as contas que você apontou, bem como com os telefones. Faça com todas que você se lembrar e volte a fazer com as que você se lembrar posteriormente. Atenção. Algumas contas não aceitam login através do e-mail, mas sim do nickname / username / nome de usuário. 

Essa ação serve para verificar se há algum registro seu esquecido em alguma conta, ou se existem contas criadas sem o seu conhecimento como falado no Passo 1. Para efetuar a relação entre e-mail/ telefone/nickname com a conta online basta inserir o dado e tentar fazer login sem a senha. Caso não seja suficiente proceda à tentativa de recuperar a senha ou os dados, dessa forma, na maioria dos casos, você poderá verificar se há ou não um registro efetuado naquela conta com o seu dado (e-mail/nickname/telefone). 

Tente verificar ainda comentários em web sites, vídeos, ou em contas sociais. Por vezes excluir a conta não significa excluir o comentário. Em alguns casos o comentário passa a aparecer como "anónimo", mas não são em todos os casos que isso ocorre. 
Passo 5

Verificar os seus dados em contas
que você não possui controle

O próximo passo é verificar se há alguma informação, principalmente imagens, vídeos e áudios teus associados a outras contas, talvez de amigos, ou seja, uma foto sua na última festa publicada no feed de notícias do seu amigo. Independente de você estar ou não identificado na foto, cada vez é mais possível outra pessoa chegar até você através de programas de reconhecimento facial, a pesquisa do Google por Imagens, por exemplo, está com algoritmos cada vez mais poderosos o que facilita e muito a vida de quem quer encontrar uma pessoa mas só tem a foto dela. Faça uma lista de todos os possíveis lugares, que você não controla, mas que possa existir dados seus. 

Se você teve paciência para chegar até aqui e está realmente interessado em eliminar os seus dados da Internet bem vindo ao inicio das dores de cabeça, isso é se você já não as tem. Após identificar todos estes dados chega a hora de começar a eliminá-los. 

Elimine todas as informações
as quais você possui controle

Comece por excluir os seus dados de todas as contas online. Atenção, NÃO ELIMINE A CONTA, mas sim o máximo de dados possíveis: nomes, endereços, dados bancários, fotos, vídeos, listas, etc. bem como todos os dados de terceiros ou em contas terceiras que estão associadas às tuas. Salve toda alteração, se não for possível salvar sem determinado dado, coloque um falso no lugar (muito atenção às leis, principalmente no que diz respeito aos dados bancários). A ideia aqui é se desvincular da conta. Espere o tempo necessário para que as alterações sejam aceites pela conta e somente após isso elimine a conta. Isso porque infelizmente em algumas plataformas a eliminação da conta só te fará perder o acesso à mesma, mas os seus dados continuaram lá.

Passo 7

Contate os responsáveis pelas contas
que você não possui controle e peça
a eliminação dos seus dados 

Após eliminar os dados e contas que você controla é hora de iniciar o contacto com pessoas ou empresas que possuem os teus dados em suas contas ou base de dados. Em alguns casos talvez seja necessário fazer um pedido formal para ter o dado retirado e infelizmente em alguns casos, devido à diversas leis, os seus dados não poderão ser excluídos

Muitos contas online possuem formas para que você peça a eliminação dos teus dados. Faça essa pesquisa e inicie os passos necessários para efetuar tal pedido. 

Peça a amigos que eliminem fotos tuas e que estes peçam aos seus amigos para fazerem o mesmo. 

É possível eliminar todos os teus dados online?

Depois de fazer isso tudo, na melhor das hipóteses, você terá eliminado 95% dos seus dados online. Há um mito circulando por entre os peritos em informação online que diz que para cada minuto gasto inserindo informações online você terá de gastar outros 60 tentando eliminá-la. Há ainda informações sobre você coletadas em formulários, inquéritos, etc., que você não conseguirá encontrar. 

Caso você precise de ajuda para eliminaras as tuas informações online entre em CONTATO.

E se você morresse amanhã. O que seria feito com os seus dados virtuais?

Siga o Blogger como indicado na imagem abaixo e assine a nossa RSS

Siga o Blogger

#serviçosdeinteligência

#alertasdesegurança #app #browser #navegador #celular #cloudflare #contasvirtuais #contasonline  #gmail #google #hacker #invasãodesistemas #invasionofsystems #informaionservice #informaçãovirtual #informaçãoonline #privacidade #privacidadenowhatsapp #privacidadenofacebook #serviçosdeinteligência #sistemasdeinformação #securitysystems #segurançadesistemas #smartphone #telemóvel #whatsapp #websecurity


Comentários

  1. Importante sempre estar alerta com seus dados na Internet. Vez por outra eu faço uma pesquisa para ver como andam as coisas neste mundo virtual. Importante e didática postagem. Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Mensagens populares