Apps podem te monitorizar sem que você saiba

Fiquei dois dias sem trazer notícias, mas foi por uma boa causa. Estava a preparar este pequeno tutorial que aumentará a sua segurança e privacidade no uso do smartphone.

Já parou para pensar na quantidade de permissões que você cede a uma app quando a instala no seu equipamento? Essas permissões podem liberar o acesso da sua câmara, da localização, do microfone, da sua lista de contactos, das chamadas, eventos no seu calendário, ao seu email, o armazenamento, entre outras. Se for o Facebook nós até confiamos (desconfiando) entretanto e aquela aplicação XYZ que foi indicada por um amigo e que é excelente para aquela tarefa que você faz?

Permissões concedidas à app do Facebook
O que você precisa saber?

Quando você permite que uma app ascese certas partes do seu sistema, você literalmente está permitindo que a app tenha acesso ao seu sistema, o que em alguns casos significa que a app pode ver e ouvir o que você faz. Quando eu digo "app" quero dizer quem tem o controle sobre ela! 

Entretanto, se você possui um Android com a versão M (Marshmallow), que está em funcionamento desde finais de Maio de 2015, você pode ativar e/ou desativar algumas permissões como veremos mais a frente. 

O quão prejudicial isso pode ser?

Vamos por parte:

Câmara: Quando você concede permissão para que uma app tenha acesso a sua câmara, ela pode ver tudo o que a objetiva da câmara do seu smartphone alcança, sem que você saiba, afinal você já permitiu a sua utilização. Isso significa que você pode esta a ser observado nesse exato momento, ou talvez o teto do seu quarto, ou o seu rosto enquanto você se interage nas redes sociais. O mesmo é válido para o Microfone

Localização: Saber exactamente onde você está, com a precisão do Google Maps. É isso que uma app tem quando você permite que ela ascese a sua localização.  

Contactos: Você forneceria a sua lista de contactos para um estranho? Saber os números que estão na sua rede de contactos, parece pouco comparado à aceder ao seu microfone ou câmara, entretanto é excelente quando se pretende mandar spans com publicidades.  

Chamadas/E-mails/SMS: Imagina você contar para um desconhecido para quem você mais liga, o que você fala nessas chamadas, quanto tempo dura. Pois, é isso que você permite que um app saiba quando você lhe dá acesso às chamadas/telefone. O conteúdo dos teus e-mails e SMS também poderá estar sendo monitorizado agora mesmo. 

Calendário: Você contaria para um estranho os seus compromissos? Eu não. Mas você conta para uma app quando permite que ela aceda ao seu calendário - isso é, se você realmente utiliza o calendário para anotar os seus compromissos. 

Armazenamento: Imagina que não deste acesso às suas fotos ou vídeos, mas você configurou a sua câmara para guardar as fotos e vídeos no cartão SD e concedeu permissão para que uma app faça a gestão do seu armazenamento. Já compreendeu não é? Essa app não só terá acesso a suas fotos e vídeos, como também aos dados de outras apps que você transferiu para o SD a fim de poupar espaço no armazenamento interno do smartphone.  

No vídeo abaixo, feito a partir de um Sony Xperia você poderá ver a quantidade de permissões que você concede a uma app e o que mais preocupa é que a app pode ativar a sua câmara ou microfone sem que você saiba.

(o vídeo pode demorar a carregar em alguns smartphones, mas a imagens abaixo explicam o vídeo)

Vamos usar como exemplo o Facebook para verificar (ativar e desativar se desejar) as permissões que você concedeu a uma aplicação:

Abra as Definições e carregue sobre Aplicações


A seguir, carregue sobre Facebook (ou outra app que queria visualizar)


Nessa parte você já poderá desmarcar as permissões que concedeu para a app, ou conceder novas autorizações. Porem carregando sobre os três pontinhos na parte superior direita você poderá visualizar todas as autorizações que você concedeu para a app e saber pormenores nada agradáveis.


Carregando sobre cada um dos itens você poderá ler informações pertinentes à aquela permissão.  


Essa é uma parte muito grave, verifique a informação que obtemos quando carregamos sobre "tirar fotografias e vídeos" em "Todas as autorizações" do Facebook


Agora você possui as ferramentas para se proteger. Faça bom uso delas!
#serviçosdeinteligência 

Comentários

Mensagens populares